Sorologia para CMV: como funciona, preparo e resultados

A sorologia para CMV é um exame de sangue que analisa a presença de anticorpos relacionados ao citomegalovírus, um vírus da família Herpes que pode causar tanto doença febril aguda, quanto doenças mais graves em contextos específicos, como em pessoas que receberam transplantes. Também pode causar problemas ao feto e ao recém nascido, quando a transmissão ocorre durante a gestação. .

É um teste simples, feito em laboratório, solicitado em diferentes contextos de acompanhamento médico e que auxilia na compreensão da exposição prévia ou recente ao vírus.

Se você quer conhecer ou precisa realizar esse exame, continue a leitura desse conteúdo.

O que é sorologia para CMV?

A sorologia para CMV (Citalomegavírus) é um exame laboratorial que detecta os anticorpos das classes IgM e IgG contra esse vírus.  Enquanto os da classe IgM  indicam infecção  mais recente, os da classes IgG, isoladamente, sugerem exposição pregressa. Essa análise é usada para investigar a suspeita dessa infecção ou fazer rastreamento em situações específicas. O exame pode ser realizado em unidades de exame em SP, com ampla cobertura e facilidade de agendamento.

Qual é a importância do exame de sorologia para CMV?

O  anticorpo do tipo IgM contra citomegalovírus geralmente é utilizado para investigação de doenças febris agudas em que os sintomas sejam sugestivos de infecção recente por este vírus. Já os da classe IgG, por indicarem infecção prévia, que permanece latente no organismo, é usado para rastreamento em pessoas que podem vir a apresentar reativação, como as que recebem medicamentos imunossupressores para transplantes, ou para gestantes, que podem transmitir o vírus para o bebê.  


Para quem deseja praticidade no atendimento, existe também a possibilidade de fazer o o exame particular, garantindo agendamento ágil e seguro.

Como é feito o exame de sorologia para CMV?

O processo funciona assim: uma amostra de sangue é coletada por punção venosa, geralmente  no braço, que é enviada ao laboratório e analisada para verificar a presença de anticorpos IgM e IgG. 

Na maioria dos casos, não há necessidade de jejum, mas recomenda-se confirmar essa orientação no momento do agendamento, em conjunto com os demais exames que você irá fazer. 

Quem busca comodidade pode optar pelo exame em casa, em que a coleta é realizada no endereço escolhido pelo paciente.

Como ler os resultados do exame?

O resultado do exame apresenta se há ou não anticorpos IgM e IgG contra CMV no sangue. Resultados reagentes para IgG, isoladamente, indicam que houve exposição ao vírus em algum momento, enquanto resultados não reagentes mostram ausência de anticorpos.Resultados reagentes para IgM, acompanhada ou não por IgG, podem corresponder a infecção recente ou em atividade. A interpretação final deve ser feita sempre por um médico, que irá considerar o histórico do paciente e outros exames, srealizados em um laboratório de confiança.

Tenha praticidade em análises sorológicas com o a+ Medicina Diagnóstica

A sorologia para CMV é um exame de sangue simples, seguro e acessível, que pode ser feito tanto em unidades presenciais quanto com coleta domiciliar. 

Ele faz parte de análises laboratoriais solicitadas em diferentes situações e oferece informações relevantes ao médico para orientar o cuidado com a saúde.

Agende sua sorologia para CMV no a+ Medicina Diagnóstica e tenha resultados confiáveis com toda a comodidade.


07/09/25

07 de setembro de 2025

Compartilhar:

Últimas Notícias

    Ver todas as notícias
    Agendar exames e vacinas