Agendar
Exames, vacinas e maisO cálcio está envolvido em diversos processos importantes para o organismo. Tanto a sua deficiência quanto o seu excesso podem causar diferentes sintomas. Para investigar possíveis alterações, o médico pode solicitar a realização do exame de cálcio sérico.
Saiba mais sobre esse exame, quais são os principais tipos e como é realizado.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O cálcio é um mineral essencial para múltiplas funções fisiológicas, como:
- Formação e manutenção dos ossos e dentes;
- Contração muscular;
- Coagulação sanguínea;
- Regulação da pressão arterial;
- Transmissão dos impulsos nervosos entre as células.
A maior parte (cerca de 99%) do cálcio corporal encontra-se nos ossos e dentes; apenas uma pequena fração circula no sangue, parte livre (ionizada) e parte ligada a proteínas, principalmente à albumina.
Existem dois tipos de exame de cálcio, cada um com funções distintas, sendo solicitados de acordo com a suspeita clínica e os sintomas apresentados. São eles:
• Cálcio total: mede a quantidade total de cálcio no sangue, incluindo o cálcio ligado a proteínas (principalmente à albumina) e o cálcio ionizado (livre);
• Cálcio ionizado ou iônico: mede apenas a forma livre e biologicamente ativa do cálcio circulante no sangue.
O exame é útil no diagnóstico e no acompanhamento de distúrbios do metabolismo do cálcio e do fósforo, incluindo doenças ósseas, nefrológicas e neoplásicas que afetam esse metabolismo.
O exame é realizado por meio de uma simples coleta de sangue.
Os níveis de cálcio no sangue são analisados e comparados com valores de referência, a fim de identificar possíveis deficiências ou excesso desse mineral no organismo.
Em geral, para realizar o exame é necessário um jejum mínimo de três horas.
Faça o seu exame em casa
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
As alterações do cálcio geram condições de hipercalcemia (valores elevados) e hipocalcemia (valores baixos)
Hipercalcemias podem ser encontradas nas seguintes condições: hiperparatiroidismo primário e terciário; neoplasias com envolvimento ósseo — particularmente em lesões de mama, pulmão e rim; mieloma múltiplo; e em certos tumores que provocam hipercalcemia sem envolvimento ósseo. Além disso, sarcoidose e alguns linfomas podem induzir o indivíduo a apresentar hipercalcemia. Outras causas incluem tirotoxicose, acromegalia, intoxicação por vitamina D, uso excessivo de antiácidos e a fase diurética da necrose tubular aguda.
Hipocalcemias podem ser observadas em casos de hipoparatiroidismo primário e/ou pós-cirúrgico, pseudo-hipoparatiroidismo, deficiência de vitamina D, insuficiência renal crônica, pancreatite aguda, hipofunção hipofisária, acidose crônica e hipoalbuminemia.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame de cálcio com o melhor custo benefício.
Consulte o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
