Agendar
Exames, vacinas e maisO exame de calcitonina basal é um teste laboratorial usado na investigação do câncer medular da tireoide (CMT).
A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C (parafoliculares) da glândula tireoide, que atua reduzindo os níveis de cálcio no sangue.
Quando o nível de cálcio sanguíneo está elevado, a tireoide aumenta a liberação de calcitonina. Já quando os níveis de cálcio no sangue estão baixos, a produção desse hormônio é reduzida. Siga a leitura para entender melhor sobre o exame e valores de referência.
Consulte o seu médico antes de realizar qualquer exame.
O exame de calcitonina é um teste laboratorial que mede os níveis do hormônio calcitonina no sangue. A sua principal utilidade está no diagnóstico e acompanhamento do carcinoma medular de tireoide (CMT), um tipo raro de câncer que se origina nas células C da tireoide.
Além disso, ele também é indicado para avaliar a hiperplasia de células C, rastreio de pacientes com histórico familiar de CMT ou de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2) e poderá ser solicitado, em algumas situações, para a investigação de nódulos tireoidianos, quando há suspeita clínica ou achados sugestivos.
Já no monitoramento pós-cirúrgico, auxilia em avaliar se o tumor foi totalmente removido e em detectar eventuais recidivas.
O paciente geralmente deve permanecer em jejum por 3 horas antes da coleta e suspender o uso de biotina ou suplementos que a contenham nos 3 dias anteriores. Também é importante informar ao médico todos os medicamentos utilizados nos últimos 30 dias.
Durante o exame, é coletada uma amostra de sangue, normalmente no braço, que é enviada ao laboratório para medir os níveis de calcitonina.
Em situações específicas, pode ser necessário realizar um teste de estímulo, mais comumente com cálcio, a fim de aumentar a sensibilidade do exame, principalmente para a detecção precoce do câncer medular de tireoide. Esse procedimento é conhecido como teste provocativo de calcitonina.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Os valores de referência da calcitonina em condições basais para adultos são de até 14,3 pg/mL para homens e até 9,8 pg/mL para mulheres.
Valores normais indicam baixo risco de câncer medular da tireoide (CMT). Já valores elevados podem indicar esse tipo de câncer ou hiperplasia de células C (HCC), especialmente quando muito altos.
Elevações discretas podem ocorrer em outras situações como insuficiência renal crônica, tumores neuroendócrinos, algumas doenças pulmonares ou tireoidites.
Portanto, a interpretação do exame deve ser sempre realizada por um médico, levando em conta o contexto clínico, o histórico do paciente e outros exames complementares.
Para confirmar a cobertura do seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região para realizar o seu exame calcitonina com o melhor custo benefício.
Consulte sempre seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo sem filas.
