Agendar
Exames, vacinas e maisO CA 72-4, também chamado de TAG-72, é um marcador tumoral, dosado no sangue, que pode estar associado a tumores gastrointestinais, de pulmão e de ovário.
Cabe destacar que esse teste não é usado isoladamente para o diagnóstico de câncer e é indicado em situações específicas, em geral, para acompanhamento de tumores já diagnosticados e em conjunto com outros exames, levando em conta o contexto clínico do paciente.
A interpretação cuidadosa dos resultados é muito importante, uma vez que os níveis do CA 72-4 podem se mostrar alterados em diversas condições, incluindo doenças benignas.
Para saber mais, continue a leitura. Consulte o seu médico antes de realizar qualquer procedimento.
O CA 72-4 é um marcador tumoral que pode ser dosado no sangue. É associado principalmente a tumores gastrointestinais, de ovário e de pulmão. O exame é utilizado sobretudo para acompanhamento de pacientes previamente diagnosticados para avaliar a resposta ao tratamento e auxiliar na detecção de recidivas, em conjunto com outros exames.
A indicação e a interpretação dos resultados deste teste devem ser sempre feitas por um médico.
Vale saber que o exame de CA 72-4 não é recomendado para rastreamento de câncer na população em geral, sendo solicitado apenas em situações específicas. Até porque algumas condições benignas também podem levar ao aumento deste marcador, como cirrose hepática, pancreatite, doenças reumatológicas e pulmonares.
O exame de CA 72-4 é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue, normalmente obtida de uma veia do antebraço do paciente.
Após a coleta, o material é encaminhado ao laboratório para análise.
Evite filas e o tempo de espera na recepção, realize o seu exame em casa. Consulte as regiões atendidas através do agendamento digital.
Para a realização deste exame não é necessário jejum ou preparo especial. Apenas se recomenda a suspensão do uso de biotina e de suplementos que a contenham nos três dias que antecedem a coleta.
Os níveis de referência para o CA 72-4 podem variar entre os diferentes laboratórios. No a+, são considerados normais níveis inferiores a 6,0 U/mL.
É importante reforçar, contudo, que a interpretação dos resultados deve ser sempre feita pelo médico, de acordo com a indicação do teste, o quadro clínico do paciente e em conjunto com outros exames.
Para confirmar a cobertura do exame pelo seu plano, consulte diretamente a sua operadora ou visite a nossa página de convênios.
O valor do exame pode variar conforme a região, convênio, pacotes e outras condições exclusivas oferecidas para a realização dos seus exames particulares.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo WhatsApp ou pelo telefone (11) 3139-8000.
Está em busca de um laboratório em São Paulo referência em exames de análises clínicas? O a+ Medicina Diagnóstica possui diversas unidades de atendimento para você realizar o seu exame.
Compareça à unidade de atendimento mais próxima da sua região.
Consulte sempre o seu médico e faça os seus exames laboratoriais em São Paulo.
